JÁ PASSARAM AQUI

Contador de visitas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VOCÊ SE ACHA INSEGURO?! AS DÚVIDAS DE UM TDAH...

Comumente um TDAH pede a ajuda de alguém, a fim de que a pessoa ratifique algo que ele já sabe ou sente e que simplesmente NÃO ACREDITA EM SI MESMO, NA SUA CAPACIDADE (apesar desta muitas vezes estar acima da média).


Mas por que tanta insegurança nas coisas que fazemos?! Por que tanta insegurança nas decisões a serem tomadas?!
 A resposta é simples: TODO TDAH TEM UMA FORTE PROPENSÃO A SER INSEGURO!


É tão verdade tal afirmação, que podemos encontrar esta característica como um dos fatores presentes no diagnóstico de um TDAH ADULTO, no site MENTAL HELP, conforme citação abaixo:


14. Sensação de insegurança. Muitos adultos com DDA (ou TDAH) sentem uma insegurança crônica, não importando a estabilidade de sua vida. É comum que se sintam como se o mundo fosse desmoronar.

Como geralmente existe essa dificuldade com o foco e queremos abraçar o mundo de uma só vez, acabamos por não concluir algumas tarefas e isso vai gerando algumas frustrações. É justamente por conta disso que acabamos nos tornando cada vez mais inseguros.


         A lógica é: 1000 coisas + frustração  = Insegurança.


O que também poderíamos colocar no pacote é a chamada EXAUSTÃO TDAH, que não chega a ser uma depressão crônica e sim um desânimo por este tentar, tentar e tentar...
Se ao ler isto você ficou ainda mais inseguro, pedimos que se acalme! O objetivo do poste não é te desesperar, mas sim te ajudar.


E para isto vamos lançar mão de uma teoria que chamo TEORIA DO RISCO TDAH.



Tal teoria constiste em fazer com que você tome suas próprias decisões e assuma o risco por cada uma delas, e logo VENCER ESSA INSEGURANÇA TÃO DESCONFORTANTE!
1° PASSO: 
JAMAIS, JAMAIS E JAAAAAAAAAMAIS BUSQUE REASSEGURAMENTO! 
Quando tiver uma dúvida sobre algo, não se atreva a perguntar a pessoa que esta ao seu lado sobre hipótese nenhuma.
Mas como assim?! Isso mesmo, todas as vezes em que você quiser que alguém confirme uma informação na qual você já possui, estará contribuindo para que se torne cada vez mais inseguro. Lembre-se, você já tem uma forte propensão a isto!



Dentro desta linha de reasseguramento, estão os exemplos clássicos: Escolher uma peça de roupa, comprar algo em uma loja, fazer ou não uma atividade, assumir ou não um compromisso, querer saber o que a pessoa esta achando do seu comportamento ou pensa sobre você, ficar indagando as pessoas sobre o que você deve fazer etc.

2° PASSO:



Tenha metas curtas! Em vez de abraçar o mundo, abrace só uma cidade por vez. É mais ou menos assim: Quando for traçar uma meta, seja ela diária ou anual, busque sempre algo à curto prazo, começando sempre por aquilo que gosta mais (hiperfoco) para aquilo que gosta menos. 


Visualize agora você lendo um livrinho beeeem fininho e que gosta, depois um livro um pouco mais grossinho e por fim um de 300 páginas.
Na medida em que for cumprindo as metas curtas, sua autoconfiança vai aumentando. É quando você começa a entender que você pode; que é capaz!


3º PASSO: 
Aprenda a usar o botão do DANE-SE. Ou seja, sempre que algo não der certo, não vá se "automutilar" por isso, simplesmente ligue o botão do dane-se e vá fazer algo que realmente gosta para não ter que ficar remoendo uma m... que você fez. 
 A técnica na verdade consiste em compreender que você não morre por que cometeu uma grande mico, por que foi relapso, por que perdeu em algo ou alguma coisa, por que prometeu mundos e fundos a si mesmo e não conseguiu cumprir tudo que gostaria.


OBS: O objetivo do botão do dane-se é parar essa autopunição que temos tão fortemente ( sua baixa auto-estima já é forte demais, não vamos piorar mais, certo?!) e tentar de uma vez por todas somente refletir onde erramos. 
4° PASSO:

Se você estabelecer dez metas e cumprir pelo menos quatro; cante, louve e agradeça muito a Deus. Se não fez nenhuma já sabe o que fazer; aperte o botão do DANE-SE!


NÃO ANULE AQUILO QUE VOCÊ EFETIVAMENTE CUMPRIU POR CONTA DAQUILO QUE VOCÊ NÃO REALIZOU!


5° PASSO:
Este é sem dúvida o melhor de todos. O reforço positivo!!!
 Sim sim e simmmmm!!! Tem reforço positivo nessa história toda de insegurança!
Todas as vezes que cumprir  três das dez tarefas que se propôs, não fique olhando para as sete que ficaram por fazer, atente-se para aquelas que você fez (até por que muitas vezes estas podem ter sido as mais difíceis ou mais importantes e isso já é o máximo!)


Elabore uma lista de coisas que você quer muito ter, fazer ou comprar (A lista da recompensa). Começe a criar um mecanismo de troca semanal. Faça um quadro de desempenho (dica excelente de um amigo do GATRE) e em cima do seu desempenho se recompense.
Se tiver feito só uma tarefa se recompense com aquilo de menor valor financeiro ou sentimental, se tiver feito mais coisas importantes em maior quantidade então se recompense muito!!!


Um amigo ou familiar ajuda muito nesse processo, chamando a sua atenção sempre que notar que esta buscando reasseguramento. Mas como temos que eliminar essa nossa dependência vamos fazer as coisas por nós mesmos e ponto!


Admitimos que a insegurança é realmente muito forte, mas se não tomarmos medidas radicais para vencer essa problemática, a tendência é que isso aumente cada vez mais e que ao longo da vida interfira em nossas relações sociais consideravelmente.


Por fim, vamos trazer a tona um site muito interessante que é totalmente voltado para quem de fato NÃO SABE O QUE FAZER DA VIDA no sentido PROFISSIONAL, mesmo para os já formados o site é muito válido.


NO IKWA TEM VÍDEOS DE TODAS AS CARREIRAS, TESTES VOCACIONAIS, RESPOSTAS DE PSICÓLOGAS E ORIENTADORAS PROFISSIONAIS, ETC
Nele você encontrará tudo! Sem dúvida vai ser de grande valia para os mais indecisos! 


Neste link você encontra um plano de voo de carreira super interessante e bastante interativo, coisa para TDAH mesmo!risos.


Veja o vídeo abaixo, pois vale a pena! 



ACREDITE EM SI MESMO, NO SEU POTÊNCIAL!GATRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário